menu
Topo
Blog da Bella Falconi

Blog da Bella Falconi

Categorias

Histórico

É preciso parar com esse mito de que precisa comer por dois na gravidez

Universa

06/04/2018 04h00

Crédito: iStock

Comer por dois na gravidez é um mito e a maioria das mulheres que pensa assim acaba ganhando uma quantidade desnecessária e excessiva de peso, que pode resultar em efeitos colaterais negativos para a mamãe e o bebê.

Não resta dúvidas de que a ingestão de certos nutrientes deve ser reajustada e aumentada para que o desenvolvimento do bebê aconteça de forma saudável e dentro do esperado. Afinal, o corpo passa a trabalhar bem mais em prol da geração de uma vida. Mas, de uma forma geral, a gestante precisa apenas de aproximadamente 300 calorias a mais, o que equivaleria a uma colher de sopa e meia de pasta de amendoim, por exemplo.

Ao ganhar muito peso durante a gravidez, aumentam os riscos de doenças e problemas como diabetes gestacional, pressão alta e risco de pré-eclâmpsia. Contudo, é importante ressaltar que ganhar pouco peso durante a gravidez também não deixa de ser uma preocupação, pois há risco de parto prematuro, de o bebê nascer com baixo peso e ainda pode haver atrasos no desenvolvimento e problemas de saúde crônicos da criança.

Deve haver muito equilíbrio, bom senso e moderação na alimentação durante a gravidez. Além disso, mediante liberação médica, realizar atividade física monitorada também é bastante recomendado. O acompanhamento de profissionais da área da saúde é, obviamente, indispensável em todas as fases da vida, mas principalmente na gestação, que é mais delicada.

O importante é sempre escutar o seu médico e nutricionista para que a gestação seja tranquila e corra tudo bem. Exames pré-natais periódicos devem ser sempre observados e cumpridos para que a saúde da mamãe e do bebê seja monitorada. Também é uma oportunidade para o profissional aplicar todos os ajustes calóricos e nutricionais necessários.

Em um post anterior, também escrevi sobre os alimentos que considero indispensáveis na minha gravidez. É isso, o segredo é mais qualidade e nem tanta quantidade.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestranda em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos, e life coach. Pioneira do movimento fitness nas redes sociais, Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil. Atualmente, lidera um time de profissionais renomados em sua plataforma online de coaching nos EUA.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.