menu
Topo
Blog da Bella Falconi

Blog da Bella Falconi

Categorias

Histórico

Estes são os alimentos que considero indispensáveis na minha gravidez

Universa

23/03/2018 10h23

Crédito (iStock)

Existem alimentos indispensáveis durante a gravidez e eles não faltam na minha dieta. As frutas e legumes são um bom exemplo dessa lista, pois elas contêm diversos nutrientes importantes para a gravidez, especialmente, vitamina C e ácido fólico. Segundo o IOM (The Institute of Medicine, Instituto de Medicina, em português), as gestantes precisam de 85 mg de vitamina C por dia e há frutas que podem suprir essa necessidade como laranja, limão, goiaba, acerola kiwi e mamão, e vegetais como rúcula, agrião, brócolis, tomate e couve-de-bruxelas. Lembrando que nosso corpo não estoca a vitamina C e, por isso, ela deve ser consumida diariamente

Importância do ácido fólico

As gestantes estão acostumadas a ouvir sobre a importância do acido fólico antes e durante o período da gravidez e, muitas vezes, não sabem o motivo. Para prevenir defeitos do tubo neural, é recomendado que as mamães consumam uma quantidade especifica de ácido fólico por dia. Os vegetais folhosos verde-escuros nunca faltam no meu cardápio, pois são boa fonte de ácido fólico assim como as leguminosas, como o feijão.

Sabemos também que a necessidade calórica de uma gestante aumenta e, por essa razão, é importante consumir calorias de fontes densas em nutrientes e saudáveis, como os carboidratos integrais. Eu sempre dou preferência à quinoa, que é riquíssima em diversos nutrientes, como proteína, ômega-3, ferro, fósforo e cálcio, ao arroz integral e a cereais, como a aveia. Alguns cereais integrais são fortificados com acido fólico, ferro e vitamina B, o que pode ser bastante proveitoso para as futuras mamães.

Consumir proteína também é essencial

A proteína também é super importante durante a gestação e as necessidades diárias desse macro nutriente aumentam durante essa fase. Eu sempre dou preferência a peixes brancos, uma vez que não consumo carne vermelha nem frango. O ovo e iogurte grego, que adoro, também nao faltam no meu cardápio. Vale lembrar que o ovo é uma das fontes mais abundantes de colina –substância essencial na manutenção da membrana celular, dentre outras funções importantes– e o iogurte é boa fonte de cálcio, mineral essencial durante a gravidez e durante toda nossa vida e de bactérias probióticas, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Uma mãozinha de castanhas é boa em qualquer fase da vida mas, principalmente durante a gravidez, as castanhas não faltam na minha casa. A gordura é fundamental para o desenvolvimento do cérebro do bebê e também ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo, além de dar energia.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestranda em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos, e life coach. Pioneira do movimento fitness nas redes sociais, Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil. Atualmente, lidera um time de profissionais renomados em sua plataforma online de coaching nos EUA.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.