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Chá de hibisco emagrece? Veja o que é mito e verdade sobre a bebida

Bella Falconi

17/11/2017 04h15

Crédito: iStock

Muito mais do que uma modinha, o chá de hibisco, assim como vários outros chás, oferece diversos benefícios para saúde. Mas não se deixe enganar, chá de hibisco sozinho não faz milagres! Não adianta enfiar o pé na jaca e pensar que o chá vai resolver os seus problemas, porque isso é uma ilusão. O chá ajuda a diminuir os impactos negativos de alguns hábitos ruins presentes no nosso dia a dia, mas só surte efeitos relevantes mesmo, quando associado a outros hábitos saudáveis.

O chá de hibisco tem suas origens na África do Norte e do Sudeste da Ásia. Ele é preparado com as partes mais secas da planta e seu sabor é muito parecido com o do cranberry. A parte da planta de hibisco que protege a flor é chamada de cálice e é exatamente os cálices secos que são usados para fazer chá de hibisco.

O chá de hibisco é usado em países africanos há centenas de anos, para regular a temperatura do corpo, tratar doenças cardiovasculares e aliviar os sintomas causados pela inflamação da garganta. Ele tambem é comumente utilizado no Irã para tratar pressão alta.

E o que diz a ciência?

O uso terapêutico do chá de hibisco tem sido comprovado através de vastas evidências científicas. Um estudo publicado em 2010 pelo Journal of Nutrition, revelou que o consumo de chá de hibisco ajuda na redução da pressão sanguínea em pessoas consideradas parte do grupo de risco e que apresentavam a pressão um pouco acima do normal. Mais para frente, em 2015, uma meta-análise concluiu que a ingestão do chá de hibisco abaixou drasticamente ambas pressões sistólica e diastólica. Apesar de futuros estudos serem necessários, em 2011 um artigo apontou possíveis benefícios provenientes do uso do chá de hibisco no controle dos níveis de colesterol.

Quantas calorias tem no pacote?

O chá de hibisco não contém calorias nem cafeína e pode ser servido tanto quente como gelado. Lembre-se que o fato de você adicionar mel ou açúcar ao chá, acrescenta calorias e carboidratos (açúcar) desnecessarios, pois o sabor dele não é ruim e o açúcar não faz bem para a saúde. Eu sempre digo que o nosso paladar é “treinável”. Precisamos aprender a tentar gostar antes de simplesmente dizer que não gostamos e ponto final. Isso acontece, princpalmente, com os alimentos saudáveis.

De onde vêm os benefícios do chá de hibisco? 

Os benefícios do chá de hibisco estão associados a compostos denominados de antocianinas, pigmentos que dão aos frutos a sua cor. As antocianinas atuam como antioxidantes protegendo as nossas celulas contra possíveis danos causados pelo excesso de radicais livres no organismo. Além disso, esses compostos ajudam a combater inflamações e apresentam propriedades antivirais e anticancerígenas. As antocianinas são consideradas parte dos grupos mais importantes dos compostos fenólicos, os quais sao obtidos através da alimentação.

Chá de hibisco emagrece?

Diretamente falando, não. Contudo, a ingestão regular desses compostos bioativos chamados de antocianinas, presentes no cha de hibisco, pode resultar em alterações metabólicas positivas, as quais auxiliam indiretamente na perda de peso. Isso ocorre pois as antocianinas ajudam na redução de inflamações, causando melhorias na ação da leptina (hormonio da saciedade). Além disso, elas ajudam no controle da glicemia, dimuindo o acúmulo de gorduras e aumentam a secreção de adiponectina. A adiponectina é a mediadora do efeito “sensibilizador” de insulina. A perda de peso eleva significativamente os níveis plasmáticos de adiponectina e sua redução tem sido associada à resistência à insulina, dislipidemia (níveis anormais de colesterol ou triglicerides ou ambos) e aterosclerose em humanos.

Não existe milagre tampouco segredo. O melhor mesmo é praticar atividade fisica regularmente, se alimentar de forma saudável e apostar em ferramentas naturais, assim como os chás, para alcançar bons resultados preservando a saúde da melhor maneira possível. Um brinde a saúde pessoal!

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestranda em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos, e life coach. Pioneira do movimento fitness nas redes sociais, Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil. Atualmente, lidera um time de profissionais renomados em sua plataforma online de coaching nos EUA.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

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