Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Chá-verde, vinagre de maçã e outras opções naturais para o pré-treino

Universa

30/03/2018 04h00

Crédito: iStock

Embora você encontre diversos pré-treinos no mercado, existem também opções naturais, para pessoas que não gostam do sabor ou da sensação trazida pelos produtos vendidos nas lojas de suplemento. A grande maioria pode aproveitar as inúmeras vantagens e o poder das plantas para conseguir aquele "empurrãozinho" necessário para fazer atividade física nos dias corridos e cansativos que vivemos.

Cafeína

Eu amo esse pré-treino alternativo. O consumo seguro máximo recomendado é de aproximadamente 400 mg de cafeína por dia. A substância está presente no café, em alguns chás e também em cápsulas. A maior parte das cápsulas de cafeína que conheço contém uma dose segura e pode ser consumida antes do treino. A energia é quase que instantânea e o exercícios rende muito mais. Contudo, vale lembrar que a cápsula de cafeína pode causar efeitos colaterais como insônia, tremor, enjoo e diarreia. Seu consumo muito frequente pode levar a tolerância e dependência física.

Chá-verde

O chá-verde possui aproximadamente 25 mg de cafeína, enquanto uma xícara de café pode conter até 150 mg. Portanto, o chá pode ser uma boa alternativa para dar energia natural, contudo, maiores doses podem ser necessárias dependendo da pessoa. Vale lembrar que a energia do chá-verde não vem só da cafeína como também de todos os antioxidantes e minerais que a bebida oferece.

Spirulina

A famosa spirulina, que diga-se de passagem eu adoro, é um suplemento natural feito de algas, lotado de minerais, antioxidantes e vitaminas do complexo B. É seguro, natural e uma boa fonte de energia. A substância está disponível tanto na versão em pó quanto em forma de cápsula e pode ser consumida pela manhã, antes do treino ou até mesmo na parte da tarde.

Chlorella

Também é uma alga com excelente perfil nutricional, rica em proteínas, vitaminas e minerais. Assim como a spirulina, a chlorella está disponível em pó e em cápsula. Eu gosto de fazer shakes de whey com chlorella e cacau, pois ambos fornecem energia natural a partir de seus fitoquímicos.

Kombucha

É um chá fermentado, do qual já falei muito aqui no blog, lotado de antioxidantes e probióticos. Ele é vendido em garrafas de vidro já pronto para o consumo e tem sido usado como um estimulante de energia há algum tempo. A kombucha, além de todas as suas vantagens para a saúde, funciona superbem como pré-treino.

Vinagre de maçã

Quem já ouviu falar na bebida que leva vinagre de maçã, limão, mel e água morna? Essa mistura dá o "boost" nutricional que precisamos para encarar nossos longos dias. Ela contém probióticos, antioxidantes, vitaminas e minerais que são essenciais para o bom funcionamento do organismo o que, consequentemente, nos dá mais energia!

Algumas dessas opções podem funcionar melhor do que outras, dependendo do organismo de cada pessoa. Lembre-se que tudo isso pode ser usado rotineiramente, desde que você não tenha alergias ou qualquer outra condição médica que o impeça de consumi-los. Gestantes não devem ingerir nenhum tipo de suplemento ou estimulante, mesmo que sejam naturais, sem a devida liberação/recomendação médica. Durante a minha gestação, tenho limitado o consumo de cafeína para 30 mg ao dia.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi