Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Você sabe como o álcool pode afetar sua dieta e sua vida?

Bella Falconi

26/07/2019 04h00

Crédito: iStock

É importante falarmos sobre essa questão aqui no blog, porque é algo que está presente no cotidiano de muitas pessoas e por isso muitos me perguntam sobre os efeitos do álcool não apenas na dieta, mas para o corpo de um modo geral. Um estudo global, publicado na revista científica The Lancet, trouxe à discussão algo que muitos especialistas sempre afirmaram, de que não existe um nível seguro para o consumo de álcool. Beber com os amigos para comemorar uma conquista, uma vitória ou apenas mais um dia de missão cumprida, pode parecer um hábito saudável e inofensivo, mas não é.

A conclusão dos pesquisadores é que beber moderadamente até pode ser benéfico para o combate de algumas doenças cardíacas, mas apontam que o risco de desenvolver câncer e outros males com a ingestão do álcool se sobrepõe aos benefícios. Ou seja: consertar de um lado e estragar do outro, e talvez mais estragar do que consertar.

Na pesquisa, realizada com participantes de 15 a 95 anos, foram analisados os níveis de consumo de álcool e seus efeitos sobre a saúde em 195 países de 1990 a 2016, os cientistas compararam pessoas que não bebem álcool com consumidores de bebida alcoólica, e descobriram que o consumo de álcool está associado ao risco de desenvolver problemas como câncer, ou alguma lesão. Segundo o estudo, quem toma diariamente uma dose de álcool (10 ml de etanol), apresenta um risco 0,5% maior, se comparado a quem não bebe. Se o consumo for de duas doses por dia, o risco sobe para 7%.

E, no caso de cinco doses diárias, chega a ser 37% maior, o que é alarmante. Entre todos os estudos já realizados, essas descobertas são as mais significativas até hoje, devido à variedade de fatores levados em conta na pesquisa. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de dois bilhões de pessoas no mundo consomem algum tipo de bebida alcoólica.

Mas o que esse consumo pode causar no seu corpo? Isso depende. Existem vários os fatores que influenciam na relação do seu corpo com o álcool, como idade, peso corporal, quantidade de gordura no organismo e o ritmo do metabolismo do fígado. Em média, uma dose de etanol demora cerca de uma hora para metabolizar, para sair do organismo.

E para a dieta e a boa forma? O consumo constante de álcool atrapalha o ganho de massa magra, conforme pesquisa publicada na American College of Sports Medicine, que mostrou que o álcool aumenta os níveis de cortisol no sangue. Logo, quando consumimos álcool em excesso, este pode causar estresse e insônia e estimular a atrofia muscular, naturalmente dificultando a hipertrofia.

A verdade é que a ingestão de álcool, seja como forma de escape da rotina ou para se premiar após dias intensos de trabalho, é sim capaz de  prejudicar a sua saúde e o seu processo de emagrecimento. Embora uma única dose de bebida não seja suficiente para acabar com a sua dieta e nem atrapalhar todo o emagrecimento já conquistado, o problema está no fato de que muitos não ficarão em apenas uma dose, dos acompanhamentos alimentares nada saudáveis e das calorias vazias associadas ao álcool. Além disso, o álcool é um antisséptico. Ingerido em excesso, o álcool mata as bactérias boas (e as ruins) que vivem em nosso organismo, especialmente no intestino. Ou seja, não adianta lá muita coisa tomar probióticos se você beber constantemente.

A conclusão que chegamos, analisando os estudos diversos e mais recentes, além da experiência e conhecimento adquiridos como nutricionista, é que realmente o consumo desta substância não é inofensivo, e os 'copos' cobram o seu preço, seja do corpo ou dos resultados obtidos com dieta e treinos.

Referências
Forouzanfar MH Alexander L Anderson HR; Global, regional, and national comparative risk assessment of 79 behavioural, environmental and occupational, and metabolic risks or clusters of risks in 188 countries, 1990–2013: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2013. Lancet. 2015; 386: 2287-2323
BD 2016 Alcohol Collaborators; Alcohol use and burden for 195 countries and territories, 1990–2016: a systematic analysis for the Global Burden of Disease Study 2016. Lancet. 2018; (published online Aug 23.) http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31310-2
Ronksley PE Brien SE Turner BJ Mukamal KJ Ghali WA. Association of alcohol consumption with selected cardiovascular disease outcomes: a systematic review and meta-analysis. BMJ. 2011; 342: d671
Naimi TS Stockwell T Zhao J. Selection biases in observational studies affect associations between 'moderate' alcohol consumption and mortality. Addiction. 2017; 112: 207-214
No level of alcohol consumption improves health: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(18)31571-X
American College of Sports Medicine Position Statement on: The Use of Alcohol in Sports https://www.medscape.com/viewarticle/716247

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi