Use a alimentação como aliada durante os dias de inverno
Com a chegada do inverno, os dias mais frios nos fazem mudar um pouco nosso estilo de vida. Mas será que a alimentação também muda nessa época do ano?
A alimentação exerce grande influência na saúde e durante o inverno assume importância na adaptação do nosso organismo ao frio, seja no que se refere a prover ao corpo o combustível necessário para suportar o aumento das necessidades energéticas, provenientes do gasto calórico para manter o corpo aquecido, ou no que diz respeito ao reforço do sistema imunológico, que nos protege contra as doenças típicas da estação.
Para repor esta energia, há um aumento do apetite e a tendência de maior ingestão alimentar. Por outro lado, no verão, privilegia-se sobretudo a hidratação, devido ao aumento da temperatura, enquanto no Inverno há maior necessidade de ingerir alimentos fornecedores de energia.
O que consumir na época mais fria do ano?
Sopas e caldos de vegetais caseiros
Privilegie alimentos e modos de preparo que aumentem a temperatura corporal. Temperos como canela, cravo, gengibre, pimentas, curry, páprica, alho e cebola. Uma boa ideia é adicioná-los à sopas: além de quentes, elas são nutritivas, pois contêm muitas vitaminas classificadas como hidrossolúveis e proteínas. Elas também são de fácil digestão, de forma que o organismo não gasta muita energia para metabolizá-las. Dê preferência para sopas de legumes e verduras, principalmente repolho, espinafre e agrião. Tenha cuidado com a ingestão de sopas à base de creme de leite, pois estas costumam ser mais calóricas.
Chás
Além de serem menos calóricos que a maioria das bebidas preparadas, os chás apresentam benefícios para a saúde, como a proteção das artérias, a melhora da digestão e propriedades anti-inflamatória e antioxidantes.
Gengibre
O gengibre é uma raiz rica em vitamina C, capaz de imunizar o organismo contra gripes e constipações, reduzir o colesterol, cicatrizar as feridas, proteger as gengivas e defender o organismo dos radicais livres, além de conter zinco que faz do alimento um excelente aliado no processo de imunidade e controle de infecções respiratórias, assim como o alho e o mel. Já a canela não só tem ação estimulante e termogênica, como também é antidiarreica, facilita a digestão, diminui o colesterol LDL, controla a glicose e diminui a compulsão por carboidratos e doces.
Oleaginosas
Ótima fonte de proteínas, fibras, vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, ácidos graxos essenciais e selênio, as oleaginosas ajudam a desintoxicar o corpo, melhorando a imunidade. Quando consumidas sem exageros, também atuam na prevenção da depressão que costuma atingir muitas pessoas no inverno e no melhor desenvolvimento das capacidades cerebrais, pois são muito ricas em vitaminas e em selênio.
Iogurte
Iogurtes ricos em probióticos, auxiliam na produção de células de defesa no intestino e ajudam a manter nossa microbiota intestinal em dia, o que garante uma melhor absorção de nutrientes, fortalecimento do sistema imunológico e regulação do centro fome/saciedade.
Frutas cítricas
O sistema imunológico tem um papel primordial na proteção contra as infecções. A vitamina C, presente sobretudo na laranja, tangerina, uvas, morangos, kiwis e algumas verduras, é capaz de estimular as defesas do organismo, ajudando no combate à gripe e outras infecções.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.