5 peixes saudáveis que você deveria incluir na sua alimentação

Crédito: iStock
Peixes são considerados alimentos saudáveis, fontes de proteínas e gorduras boas, além de muito apreciados na gastronomia. Apesar disso, segundo o Ministério da Saúde, o brasileiro ainda ingere uma quantidade bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 3 a 4 vezes por semana, embora o país tenha forte vocação pesqueira, possuindo mais de 7 mil quilômetros de litoral.
Apesar da vastidão do litoral brasileiro, nem sempre o peixe é uma opção econômica. Mas dependendo da região do país em que se encontra, há diversas espécies para poder incluir no cardápio, adequado para todos os paladares e bolsos. Dentre as vastas opções de peixes à venda no Brasil, alguns destacam-se por serem considerados de maior valor nutricional e mais seguros para o consumo humano.
Fiz uma lista com os peixes que são encontrados e mais consumidos no Brasil, pontuando suas principais características nutricionais. Confira:
1. Linguado
Embora pequeno, é rico em ômega 3, ácido graxo que tem efeito anti-inflamatório. Também é fonte de fósforo, iodo, niacina, selênio e vitaminas B12 e E.
2. Bacalhau
Embora não seja um peixe encontrado nativamente no Brasil, temos incluído em muitos dos pratos que pertencem à nossa cultura, dada a herança portuguesa. O bacalhau é também rico em ômega 3. Uma pesquisa mostrou que o consumo desse peixe ajuda na redução da incidência de diabetes em pessoas de 55 a 80 anos, uma vez que esse ácido graxo melhora a sensibilidade do organismo à insulina.
3. Sardinha
Além de ser um dos peixes mais baratos do mercado, a sardinha concentra nutrientes até mesmo na sua versão enlatada. Além do ômega 3, a sardinha é rica em vitamina D, nutriente que auxilia no perfeito funcionamento do sistema imunológico e na absorção de nutrientes.
4. Dourado
Encontrado nos rios das região Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste (nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e no Sul de Goiás), também conhecido como piraju ou pirajuba, o dourado é rico em cálcio, potássio e vitamina D. O consumo regular ajuda na regeneração de tecidos, regula a pressão e equilibra o pH sanguíneo.
5. Salmão
Esse é outro peixe que não é encontrado nos rios brasileiros, mas é muito consumido no Brasil, principalmente após a popularização da culinária japonesa no país. Além de ter boas quantidades de ômega 3 (quando não é criado em cativeiro), ele contém ferro, fósforo, magnésio, niacina, potássio, selênio, zinco e vitaminas A, B1, B5, B6 e B12. Isso o torna benéfico para a saúde do coração, cérebro, ossos, dentes e regeneração dos tecidos, melhora o humor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.