Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Não subestime os benefícios do gengibre para a sua nutrição e saúde

Bella Falconi

31/05/2019 04h00

Crédito: iStock

No Brasil, o gengibre tem sido subestimado, sendo pouco utilizado, muito menos que nos Estados Unidos e na Europa, e por isso poucos tem desfrutado de seus benefícios e sabor. Por regra geral, a parte mais utilizada desta planta, tanto na culinária como na tradicional medicina oriental, é o seu caule subterrâneo ou raiz, sendo encontrado sob várias formas e apresentações: fresco, em pó, cristalizado, em conserva, óleo essencial, extrato ou até mesmo em cápsulas.

E por que deveríamos consumir mais gengibre no Brasil? Em termos nutricionais trata-se de um alimento com baixo valor calórico, rico em minerais, como magnésio e potássio, e vitaminas, como folato e vitamina B6. O gengibre apresenta uma substância ativa, o gingerol, que é responsável pelo seu sabor e também por grande parte das suas ações benéficas. Além disso, como planta medicinal o gengibre é uma das mais antigas e populares do mundo. Ele tem ação bactericida, é desintoxicante e acredita-se há séculos que possua até poder afrodisíaco.

Independentemente do que é medicina popular e do que é estudo científico, a verdade é que os seus efeitos comprovados são muito variados. Distingue-se ainda pelo seu papel antioxidante, antifúngico, anti-inflamatório, analgésico e antipirético, assim como sua contribuição para a inibição da agregação das plaquetas evitando o aparecimento de trombos (coágulos), ação cardioprotetora, efeito preventivo contra doenças degenerativas e até certos tipos de câncer, conforme publicado on Journal of Agricultural and Food Chemistry, onde os pesquisadores afirmam que o gingerol reverteu o efeito causador do câncer em ratos com carcinoma no pulmão. Em um estudo publicado em junho de 2016 na revista Journal of Complementary and Integrative Medicine, a pesquisa mostrou que o gengibre é um complemento efetivo até mesmo na terapia anti-tuberculose.

Além de tudo isso, o gengibre ainda pode dar uma forcinha pra quem quer perder peso, pela sua ação termogênica. Ao aumentar a temperatura corporal, isso faz com que o organismo gaste um pouco mais de energia para estabilizar a temperatura interna.

Múltiplas aplicações do gengibre

Problemas gastrointestinais: no controle de náuseas, vómitos e enjoos, sendo muitas vezes utilizado no primeiro trimestre da gravidez para aliviar este tipo de queixas. Ainda a nível digestivo, é considerado um excelente facilitador da digestão, para quem se sente enfartado após uma refeição rica em gordura, típica dos excessos alimentares.

Anti-inflamatório: o gengibre é ainda usado para aliviar dores decorrentes de artrites, dores musculares, infeções do trato respiratório, tosse e bronquite. A planta integra a formulação de variados xaropes por causa de sua ação anti-inflamatória e antibiótica.

Menos sal e toxinas no organismo: o gengibre estimula o olfato e paladar, contribuindo com a diminuição do uso do sal para temperar os alimentos. O chá, muitas vezes recomendado, por sua vez, aumenta o consumo de líquidos, favorecendo a hidratação e ajudando a eliminar as toxinas.
Culinária: o gengibre pode ser utilizado como tempero para realçar o sabor e o aroma dos alimentos (pães, bolos, biscoitos, carnes, sopas, entre outros), e também sob forma de líquidos, como chás, sucos e demais bebidas.

Evite o exagero

No entanto, é necessário ressaltar que se deve ter algum cuidado com o consumo excessivo de gengibre, pois, como tudo o que é em exagero, pode ter efeitos adversos. Procure sempre um nutricionista para te indicar como introduzir o gengibre na sua dieta de modo a obter seus benefícios.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi