Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Seis estratégias das dietas que realmente funcionam

Bella Falconi

04/02/2019 04h00

Crédito: iStock

Por eu ser formada em nutrição, é natural que as pessoas me perguntem sobre dietas, e que queiram saber se existe algum tipo de segredo pra garantir que, com dieta X ou Y, se alcance os resultados pretendidos.

Apesar de eu sempre dizer, e seguir dizendo, que dieta boa é aquela prescrita por um nutricionista, sempre me pedem para analisar dietas que pretendem fazer, para ver se "prestam". São muitos emails perguntando qual dieta realmente funciona e qual é "golpe de marketing". Por isso, resolvi fazer esse post pra contar o SEGREDO das dietas de sucesso, das que funcionam (de forma genérica).

Este post tem o intuito de ajudar a esclarecer algumas coisas sobre dietas, e não prescrever dietas, mas expôr o tal segredo das dietas que realmente são eficazes para manutenção de peso e melhor qualidade de vida.

É comum surgir na retórica de algumas pessoas que me procuram comparações e indagações do tipo: "ah, mas minha amiga cortou carboidratos e emagreceu 12kg em 1 mês", "minha tia deixou de jantar e ficou magra" ou "meu primo passou 1 ano comendo só frutas e está sarado", e coisas do tipo que já ouvi de seguidores, leitores e até de amigos próximos.

Entretanto, o que precisa ser entendido é que, além da individualidade bioquímica e do fato de dietas restritivas não serem sustentáveis, coisa que todos já sabemos, existem sim coisas que são comuns a todas as dietas de sucesso, e que na verdade, não são segredos de fato, mas pontos chave que são cruciais para que elas funcionem. Aqui vou pontuar 6 desses "segredos" comuns a todas as dietas de sucesso.

1. Fibras, legumes e verduras

Com exceção de dietas extremas e específicas, uma alimentação saudável e uma dieta de sucesso sempre contém boas fontes de fibras, legumes e verduras. Os vegetais fornecem minerais essenciais, vitaminas e são de baixo valor calórico.

2. Água

Não se prive de boas quantidades de água. Dietas de sucesso privilegiam a hidratação, que contribui para o melhor funcionamento do organismo. Estudos apontam que uma hidratação inadequada pode contribuir para acúmulo de gordura e obesidade. O ideal é tomar água ao longo do dia, e muitos médicos recomendam pelo menos 2 litros de água diários.

3. Refeições planejadas e com horário certo

Faça sua lista de compras, invista em alimentos orgânicos e não processados, e coma nos horários planejados, sem saltar refeições. Distribuir as refeições ao longo do dia evita picos de insulina, mantem a glicemia no lugar e ajuda o metabolismo. Apesar de eu ser uma grande fã do jejum intermitente, eu também acredito que se alimentar em horários certos e com uma frequência organizada, pode trazer benefícios para nossa saúde.

4. Diminuir a ingestão de açúcar, sal e gorduras

Dietas de sucesso geralmente evitam alimentos com elevados teores de açúcar, sal e gorduras. Reduzir o sal e até mesmo cortar o acúcar refinado pode melhorar e muito a sua saúde, e até mesmo a sua pele. Reduzir o consumo de gordura processada, óleos, frituras e afins também tem impacto positivo.

5. Ter o acompanhamento de um nutricionista

Um dos principais segredos do sucesso em uma dieta é procurar o aconselhamento de um nutricionista, para que exista um acompanhamento individualizado. Ele pedirá os exames adequados, e buscará entender sua rotina e individualidade bioquímica, para prescrever um plano alimentar personalizado, que certamente será muito eficaz, em vez de ficar "copiando a dieta dos outros".

6. Um café da manhã equilibrado

Tomar um café da manhã adequado, mais equilibrado, pode contribuir para não meter o pé na jaca ao longo do dia e ajudar no controle do peso. Um café com fibras, frutas e cereais integrais e de baixo índice glicêmico, costuma estar presente em diversas dietas de sucesso. O importante é comer adequadamente na primeira refeição do dia, para não sentir fome acima do normal e acabar cometendo excessos nas demais refeições. Mas sem exageros! Café da manhã é pra nutrir e dar energia e não para enfiar o pé na jaca… bom, pelo menos não todos os dias!!

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi