Top 5 de alimentos que dão energia e não engordam

Crédito: iStock
Muitas pessoas tem reclamado que suas rotinas as deixam estafadas, e que mesmo quando dormem uma aparente boa noite de sono, sentem-se cansadas e desmotivadas no dia seguinte. Uma das soluções para essa questão certamente passa pela alimentação.
Para aumentar a energia e disposição, é indispensável que você consuma os alimentos certos. No entanto, existem rumores de que alimentos que dão um gás na sua energia engordam. Isso não é verdade. Se você optar por bebidas energéticas, os chamados "energy drinks", ricos em açúcar, é provável que ganhe peso sim, mas se buscar obter mais disposição através de alimentação saudável, então o resultado é totalmente inverso: você irá emagrecer.
Os alimentos que dão energia, também podem auxiliar no emagrecimento saudável porque são nutritivos e evitam a deficiência nutricional, além de estimular a queima de gordura, prevenir o inchaço abdominal, dentre outros benefícios.
Mas, como eu sempre digo, para cuidar do corpo e acelerar o metabolismo, também é fundamental evitar ao máximo possível alimentos processados e industrializados, principalmente os que vem "disfarçados"de alternativas fit, que na verdade são uma bomba calórica.
Aqui vou compartilhar com vocês o que eu chamo de "top 5" dos alimentos que dão energia pra que você tenha mais disposição para suas tarefas do dia-a-dia.
1. Óleo de coco

Crédito: iStock
O óleo de coco é conhecido por ser rico em gorduras saudáveis, aumentar a energia e disposição, acelerar o metabolismo e por ajudar a aumentar o gasto calórico diário. Isso acontece devido ao óleo de coco ser rico em fonte natural de triglicerídeos de cadeia média (TCM), que aumentam as taxas metabólicas e levam à perda de peso, aumentando o metabolismo do corpo e produzindo energia. Ele ainda ajuda a reduzir o apetite pois causa saciedade. Mas cuidado com o consumo em excesso, afinal ele contém gorduras saturadas também.
2. Amêndoas

Crédito: iStock
As amêndoas são ricas em nutrientes que aumentam a energia; como manganês, vitamina E, magnésio, triptofano, cobre, vitamina B2 (riboflavina), gorduras saudáveis e fósforo. O magnésio oferece vários benéficos como por exemplo, ele acelera a produção de energia, apoia o sistema imunológico, ajuda a dormir melhor, relaxa os músculos, reduz os níveis de estresse e estimula o seu humor. Diversos estudos afirmam que o consumo regular de amêndoas, está ligado a um risco menor de doenças cardíacas e na baixa dos níveis de LDL (mau colesterol) .
3. Pimenta

Crédito: iStock
As pimentas contêm um componente chamado capsaicina, que faz com que seu corpo se aqueça e queime energia, o que também acelera o metabolismo. Mantendo o metabolismo funcionando adequadamente, você ajuda o seu corpo a não ganhar peso indesejado e também na manutenção saudável do seu organismo. Pesquisas sugerem que comer pimentas, ou qualquer alimento que força seu corpo a produzir calor, pode aumentar o seu metabolismo em até 5%. A ideia é consumir a pimenta em algum alimento saudável, não pura. A pimenta cayena pode ser usada até mesmo em bebidas.
4. Ovos

Crédito: iStock
Os ovos possuem muito ferro e proteína capazes de fornecer energia durante o dia todo, além de possuírem colina, uma substância similar à vitamina B necessária para funções cerebrais e produção de energia. Eles também são ricos em antioxidantes, que evitam o surgimento de doenças oculares e auxiliam na saciedade.
5. Alimentos ricos em vitaminas do complexo B12

Crédito: iStock
No caso, a vitamina B12 é a mais complexa de todas as vitaminas. Ela cuida da função da tireoide dentre outras coisas. Se você sofre com deficiência de vitamina B12, um dos primeiros sinais é a falta de energia. Por isso, priorize itens como:
- Bife de fígado;
- Sardinha;
- Salmão;
- Kefir;
- Ovo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.