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Blog da Bella Falconi

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Nível de açúcar no sangue: 6 estratégias para mantê-lo em equilíbrio

Bella Falconi

19/01/2018 04h00

(Crédito: iStock)

A fome é um estado de alerta produzido naturalmente pelo nosso corpo, quando os níveis de açúcar em nosso sangue caem drasticamente. Isso é imediatamente revertido quando consumimos um alimento rico em açúcar ou em carboidratos, uma vez que os níveis de açúcar no sangue subirão novamente. Muito embora nosso corpo tenha a capacidade de armazenar carboidrato em forma de glicogênio, essa reserva, muitas vezes, pode não ser o suficiente para trazer as coisas para o equilíbrio novamente e é aí que nosso corpo grita desesperadamente: "Coma alguma coisa pelo amor de Deus!".

Durante esse ínterim, dois hormônios entram em cena: a adrenalina e o cortisol, que são recrutados para aumentar os níveis de açúcar no sangue, para que o nosso corpo recupere a energia que ele precisa. Contudo, esses dois hormônios são considerados hormônios do estresse e são eles que contribuem para aquela situação de mau humor que vivemos durante a fome.

Vale lembrar que a fome também faz com que nosso desejo por doces aumente além do normal, além daquela falta de energia súbita que sentimos no meio da tarde, causando sonolência e preguiça e extrema necessidade de tomar um "balde" de café.

Esses altos e baixos nos níveis de açúcar no sangue podem resultar em um aumento de risco de diabetes tipo 2, processos de inflamação crônica no corpo, podem suprimir o sistema imunológico, enfraquecer o sistema vascular, desacelerar o nosso metabolismo e inibir a nossa capacidade de perder peso naturalmente.

Assustador, não? Por isso que é extremamente importante mantermos nossos níveis de açúcar no sangue sempre em equilíbrio, utilizando as estratégias certas e os alimentos corretos. E isso serve para todos, não apenas para os portadores de diabetes. Por essa razão, também é de extrema importância que os adeptos do jejum intermitente pratiquem tal protocolo com extrema cautela e com o auxílio de um profissional, para que os resultados sejam desejáveis.

Há estratégias importantes e básicas a serem aderidas para que os níveis de açúcar no sangue estejam sempre equilibrados:

  1. Escolha alimentos ricos em fibras na maioria de suas refeições;
  2. Evite alimentos processados, açúcar adicionado e artificiais;
  3. Agrupe alimentos ricos em proteína e gorduras boas com o seu carboidrato para que a digestão seja mais lenta;
  4. Quando a fome gritar não corra direto para alimentos ricos em carboidratos simples (açúcar) primeiro. Opte por um alimento rico em proteína ou carboidratos fibrosos/integrais e de baixo índice glicêmico, combinados com algum tipo de proteína ou gorduras boas;
  5. Durma bem a noite para que os seus níveis de cortisol estejam mais controlados, resultando em uma melhora da sensibilidade à insulina (hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue);
  6. Coma devagar e mastigue por mais tempo.

O consumo excessivo de açúcar é extremamente prejudicial à saúde e pode tornar o seu corpo um ambiente propício para o desenvolvimento de doenças. Uma mudança básica pode fazer toda diferença em sua vida – elimine o açúcar adicionado de sua dieta ou o restrinja o máximo possível. Principalmente, se você estiver em grupos de risco de doenças. Recentemente, um artigo publicado pelo médico americano William Sears revelou que, muito em breve, os rótulos de alimentos nos EUA serão obrigados a incluir uma linha que descreva a quantidade exata de açúcar adicionado. Incrível, não é mesmo? Bom seria se no Brasil a mesma regra fosse adotada. Teríamos, assim, mais transparência e honestidade em nossas escolhas.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestranda em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos, e life coach. Pioneira do movimento fitness nas redes sociais, Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil. Atualmente, lidera um time de profissionais renomados em sua plataforma online de coaching nos EUA.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.