Blog da Bella Falconi

Categorias

Histórico

Leite dourado: quais são seus benefícios e como preparar a bebida

UOL Estilo

12/01/2018 04h05

Crédito: iStock

O leite dourado é uma combinação de cúrcuma com o leite e/ou óleo de coco. A cúrcuma é comumente usada nas medicinais tradicionais chinesa e ayurvédica e é associada ao tratamento de doenças do fígado, problemas de pele, doenças respiratórias e gastrointestinais, dores nas articulações e cicatrização em geral. Elencar todas as propriedades desta especiaria de forma resumida não é a tarefa mais fácil do mundo, pois ela traz tantos benefícios que seria quase impossível descrevê-los em apenas um post.

Devido aos seus inúmeros benefícios, a especiaria despertou o interesse de diversos especialistas e foi tema de muitos estudos científicos. A curcumina, ingrediente bioativo da cúrcuma, foi profundamente pesquisada e seus pontos positivos relacionados à saúde eram muitos. Em resumo, a cúrcuma é um anti-inflamatórios natural potente, pois pode inibir a atividade e a síntese de diversas enzimas envolvidas no processo de inflamação e é por isso que o leite dourado se tornou tão popular.

A curcumina é capaz de promover uma melhor função de células saudáveis. Já o leite de coco usado no preparo dessa bebida tão poderosa também oferece inúmeros benefícios. Aproximadamente 50% da gordura encontrada no óleo de coco é ácido láurico. O nosso corpo converte ácido láurico em monolaurina –monoglicerídeo que possui habilidades de destruir vírus revestidos de lipídeos, tais como herpes, gripe, sarampo e bactérias gram-negativas.

Além disso, o leite de coco é rico em antioxidantes e nutrientes, incluindo vitaminas C, E e B, magnésio, potássio, fósforo e ferro. Abaixo, ensino como preparar essa bebida tão boa para a saúde.

Como preparar o leite dourado (em dois passos):

1º passo: pasta dourada

Faça a pasta dourada com 1/2 xícara de chá de cúrcuma orgânica em pó, 1 xícara de chá de água, 1 colher de chá e meia de pimenta preta e 5 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem.

Misture a cúrcuma com a água e a pimenta em uma panela e leve ao fogo por 7 minutos, até que uma pasta grossa se forme. Depois tire do fogo e misture essa pasta com o óleo de coco. Essa pasta pode ser conservada na geladeira por até 2 semanas.

2º passo: o leite

  • 1 colher de chá de pasta dourada
  • 2 xícaras de leite de coco
  • Xylitol a gosto (opcional)
  • Extrato de baunilha a gosto (opcional)
  • Pitada de canela (opcional)

Em uma panela, aqueça, lentamente, o leite de coco com a pasta dourada (mas não ferva). Nessa etapada, um mixer é bastante útil para misturar totalmente a pasta com o leite. Adicione a baunilha, o xilitol e a canela, caso deseje.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestranda em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos, e life coach. Pioneira do movimento fitness nas redes sociais, Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil. Atualmente, lidera um time de profissionais renomados em sua plataforma online de coaching nos EUA.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
VivaBem
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Blog Bella Falconi
Topo