menu
Topo
Blog da Bella Falconi

Blog da Bella Falconi

Categorias

Histórico

Leite dourado: quais são seus benefícios e como preparar a bebida

Universa

12/01/2018 04h05

Crédito: iStock

O leite dourado é uma combinação de cúrcuma com o leite e/ou óleo de coco. A cúrcuma é comumente usada nas medicinais tradicionais chinesa e ayurvédica e é associada ao tratamento de doenças do fígado, problemas de pele, doenças respiratórias e gastrointestinais, dores nas articulações e cicatrização em geral. Elencar todas as propriedades desta especiaria de forma resumida não é a tarefa mais fácil do mundo, pois ela traz tantos benefícios que seria quase impossível descrevê-los em apenas um post.

Devido aos seus inúmeros benefícios, a especiaria despertou o interesse de diversos especialistas e foi tema de muitos estudos científicos. A curcumina, ingrediente bioativo da cúrcuma, foi profundamente pesquisada e seus pontos positivos relacionados à saúde eram muitos. Em resumo, a cúrcuma é um anti-inflamatórios natural potente, pois pode inibir a atividade e a síntese de diversas enzimas envolvidas no processo de inflamação e é por isso que o leite dourado se tornou tão popular.

A curcumina é capaz de promover uma melhor função de células saudáveis. Já o leite de coco usado no preparo dessa bebida tão poderosa também oferece inúmeros benefícios. Aproximadamente 50% da gordura encontrada no óleo de coco é ácido láurico. O nosso corpo converte ácido láurico em monolaurina –monoglicerídeo que possui habilidades de destruir vírus revestidos de lipídeos, tais como herpes, gripe, sarampo e bactérias gram-negativas.

Além disso, o leite de coco é rico em antioxidantes e nutrientes, incluindo vitaminas C, E e B, magnésio, potássio, fósforo e ferro. Abaixo, ensino como preparar essa bebida tão boa para a saúde.

Como preparar o leite dourado (em dois passos):

1º passo: pasta dourada

Faça a pasta dourada com 1/2 xícara de chá de cúrcuma orgânica em pó, 1 xícara de chá de água, 1 colher de chá e meia de pimenta preta e 5 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem.

Misture a cúrcuma com a água e a pimenta em uma panela e leve ao fogo por 7 minutos, até que uma pasta grossa se forme. Depois tire do fogo e misture essa pasta com o óleo de coco. Essa pasta pode ser conservada na geladeira por até 2 semanas.

2º passo: o leite

  • 1 colher de chá de pasta dourada
  • 2 xícaras de leite de coco
  • Xylitol a gosto (opcional)
  • Extrato de baunilha a gosto (opcional)
  • Pitada de canela (opcional)

Em uma panela, aqueça, lentamente, o leite de coco com a pasta dourada (mas não ferva). Nessa etapada, um mixer é bastante útil para misturar totalmente a pasta com o leite. Adicione a baunilha, o xilitol e a canela, caso deseje.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestranda em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos, e life coach. Pioneira do movimento fitness nas redes sociais, Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil. Atualmente, lidera um time de profissionais renomados em sua plataforma online de coaching nos EUA.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.