Leite dourado: quais são seus benefícios e como preparar a bebida

Crédito: iStock
O leite dourado é uma combinação de cúrcuma com o leite e/ou óleo de coco. A cúrcuma é comumente usada nas medicinais tradicionais chinesa e ayurvédica e é associada ao tratamento de doenças do fígado, problemas de pele, doenças respiratórias e gastrointestinais, dores nas articulações e cicatrização em geral. Elencar todas as propriedades desta especiaria de forma resumida não é a tarefa mais fácil do mundo, pois ela traz tantos benefícios que seria quase impossível descrevê-los em apenas um post.
Devido aos seus inúmeros benefícios, a especiaria despertou o interesse de diversos especialistas e foi tema de muitos estudos científicos. A curcumina, ingrediente bioativo da cúrcuma, foi profundamente pesquisada e seus pontos positivos relacionados à saúde eram muitos. Em resumo, a cúrcuma é um anti-inflamatórios natural potente, pois pode inibir a atividade e a síntese de diversas enzimas envolvidas no processo de inflamação e é por isso que o leite dourado se tornou tão popular.
A curcumina é capaz de promover uma melhor função de células saudáveis. Já o leite de coco usado no preparo dessa bebida tão poderosa também oferece inúmeros benefícios. Aproximadamente 50% da gordura encontrada no óleo de coco é ácido láurico. O nosso corpo converte ácido láurico em monolaurina –monoglicerídeo que possui habilidades de destruir vírus revestidos de lipídeos, tais como herpes, gripe, sarampo e bactérias gram-negativas.
Além disso, o leite de coco é rico em antioxidantes e nutrientes, incluindo vitaminas C, E e B, magnésio, potássio, fósforo e ferro. Abaixo, ensino como preparar essa bebida tão boa para a saúde.
Como preparar o leite dourado (em dois passos):
1º passo: pasta dourada
Faça a pasta dourada com 1/2 xícara de chá de cúrcuma orgânica em pó, 1 xícara de chá de água, 1 colher de chá e meia de pimenta preta e 5 colheres de sopa de óleo de coco extravirgem.
Misture a cúrcuma com a água e a pimenta em uma panela e leve ao fogo por 7 minutos, até que uma pasta grossa se forme. Depois tire do fogo e misture essa pasta com o óleo de coco. Essa pasta pode ser conservada na geladeira por até 2 semanas.
2º passo: o leite
- 1 colher de chá de pasta dourada
- 2 xícaras de leite de coco
- Xylitol a gosto (opcional)
- Extrato de baunilha a gosto (opcional)
- Pitada de canela (opcional)
Em uma panela, aqueça, lentamente, o leite de coco com a pasta dourada (mas não ferva). Nessa etapada, um mixer é bastante útil para misturar totalmente a pasta com o leite. Adicione a baunilha, o xilitol e a canela, caso deseje.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.