Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

10 alimentos que deixam os cabelos mais fortes e saudáveis

Bella Falconi

05/07/2019 04h00

Crédito: iStock

Principalmente para nós mulheres, a queda de cabelo é um pesadelo. Além de motivos como estresse, pré-disposição genética e infecções fúngicas do couro cabeludo, existem estudos que indicam que um dos principais motivos de enfraquecimento e queda de cabelo pode ser reflexo de uma dieta com deficiência de nutrientes.

Mas qual a razão para termos este problema? Sejam dietas da moda restritivas com déficit de nutrientes essenciais, desidratação causada pelo calor ou por excesso de oleosidade no couro cabeludo, todos esses podem estar associados. No entanto, se passarmos a adicionar à nossa dieta determinados alimentos, podemos prevenir a queda capilar, se o motivo for a deficiência de certos nutrientes.

Vitaminas A, C e complexo B (como B5, B9 e B12), minerais como ferro, zinco e selênio e aminoácidos essenciais como metionina, lisina e cisteína são alguns dos nutrientes necessários para garantir melhor saúde e força aos cabelos, mas onde encontrá-los? Eis a lista de 10 alimentos que ajudam você a obter o que precisa para cabelos mais fortes e evitar a queda:

  1. Vegetais de folhas verdes: itens como espinafres, couves e acelga, possuem vitaminas A e C, ácido fólico (B9) e biotina, cálcio, ferro e zinco
  2. Abóbora: rica em metionia e lisina. As sementes de abóbora são ricas em zinco
  3. Cebola roxa: rica em aminoácidos cisteína, lisina e metionina
  4. Leite e derivados: ricos em B12
  5. Abacate: contém vitamina A e é rico em vitaminas do complexo B, vitamina E, beta-caroteno, cobre, vitamina C e gorduras saudáveis
  6. Melão: rico em vitamina B9
  7. Oleaginosas: a castanha-do-pará, castanha de caju, nozes e avelãs são ricos em aminoácidos essenciais, a metionina, cisteína e a lisina. As amêndoas e os amendoins, para além de terem estes aminoácidos, são ricos em zinco
  8. Cogumelos: ricos em aminoácidos essenciais (lisina, metionina, cisteína) e vitaminas B5 e B9
  9. Leguminosas: feijão, grão, lentilhas e soja são ricos em vitaminas do complexo B. O feijão é uma grande fonte de proteína magra e também fornece grande quantidade de biotina, ferro e zinco. As ervilhas também ajudam a resolver os problemas capilares, pois possuem os aminoácidos metionina e cisteína
  10. Peixes e frutos do mar: salmão, sardinha e ostras são alguns dos pescados ricos em ômega 3 (anti-inflamatório). Prefira produtos de mar livre que contém maior concentração de vitaminas do complexo B.
Referências

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi