Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

HMB é o suplemento que está sempre em minha rotina quando não estou grávida

Bella Falconi

27/04/2018 04h00

Um dos suplementos que nunca faltaram na minha estratégia para ganho de massa magra é o HMB (beta-hydroxy-beta-methylbutyrate), que uso obviamente quando não estou grávida. Aliás, eu adoro suplementos que são totalmente fundamentados por estudos científicos e o HMB já foi vastamente estudado. Para quem ainda não conhece, ele tem sido bastante utilizado como um auxílio ergogênico, especialmente entre os fisiculturistas e atletas de alta performance, com o intuito de promover o desempenho do exercício e a hipertrofia muscular.

Estudos recentes indicam que o HMB, um metabólito de leucina, promove mudanças vantajosas na composição corporal e estimula um aumento na capacidade aeróbica e anaeróbica. Também descobriu-se que está relacionado com o metabolismo do colesterol, o que poderia reduzir a proteólise (processo de degradação de proteínas por hidrólise enzimática), através da hydroxy-methyl-glutaryl-coenzyme A e mevalonato, como um precursor na síntese de colesterol.

Ou seja, o HMB pode melhorar vários marcadores de saúde, incluindo pressão arterial e o LDL-colesterol. Além disso,  pode estimular a síntese de proteínas, o que é excelente no processo de ganho de massa muscular!

Eu sentia bastante diferença após implementar o HBM na minha rotina de suplementação. Tinha mais força e melhor desempenho no treino e, obviamente, aumento de massa magra a longo prazo, pois associava o HMB a treinos e alimentação apropriados, sempre focados em hipertrofia.

Pesquisas em humanos e animais fornecem evidências de que não existem efeitos colaterais negativos associados com suplementação de HMB. Contudo, vale lembrar que é sempre bom consultar um profissional antes de usar qualquer suplemento.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi