Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Quais são os suplementos que ajudam no combate à inflamação do corpo

Bella Falconi

05/01/2018 04h10

(Crédito: iStock) 

Nós já falamos aqui no blog algumas vezes a respeito de alimentos que causam inflamação e de alimentos que ajudam a combater a inflamação. Mas, tendo em vista que as festividades de final de ano acabaram de passar e com elas vieram as férias, resolvi deixar aqui mais um lembrete sobre o assunto. Nunca devemos esquecer que muitos dos processos inflamatórios que acontecem no nosso corpo são iniciados a partir da forma como nos alimentamos.

Não há teoria da compensação, como sempre digo. Mas, para o nosso alívio, existem, além de alimentos funcionais, suplementos estratégicos que podemos implementar na nossa dieta (com a devida aprovação e orientação do seu médico ou nutricionista), para que os processos inflamatórios sejam amenizados e até combatidos.

É importante ressaltar que a eficácia de todos os suplementos mencionados nesse post são embasados por estudos científicos.

1. Curcumina

A curcumina é um composto encontrado no açafrão com função antioxidante e anti-inflamatória. Sabemos que o açafrão é uma especiaria muito usada em receitas mas o suplemento feito a partir da curcumina possui efeitos benéficos em nosso corpo, pois  é capaz de mirar no alvo da inflamação.

2. Probióticos

Já ouviu falar em síndrome do intestino permeável? Ela acontece quando o nosso intestino se torna permeável o que, consequentemente, favorece a penetração de bactérias em nossa corrente sanguínea, causando uma cascata de processos inflamatórios em nosso corpo. Uma das causas da síndrome do intestino permeável é justamente a alimentação. Portanto, além de se alimentar de forma saudável, o uso de probióticos também é extremamente válido e benéfico. Quando nossa microbiota intestinal (bactérias boas e ruins) estão em desequilíbrio, nossa saúde fica prejudicada. Os probióticos mais eficientes são aqueles que contêm mais de 10 bilhões de UFC (unidade formadora de colônias) e que contenham cepas de Bifidobacterium e Lactobacillus –ambas ajudam a reduzir a inflamação. Portanto, converse com o seu médico ou nutricionista e veja qual é o melhor probiótico para o seu plano alimentar.

3. Vitamina B

Há um processo chamado de metilação, no qual é usado mais de 250 processo bioquímicos do nosso corpo, para "ligar" ou "desligar" um gene ou dizer ao DNA quando parar de se replicar. Sem que esse processo ocorra adequadamente, vários sistemas em nosso corpo cometeriam erros ou "quebrariam" mais facilmente. Esse processo ocorre um bilhão de vezes a cada segundo e exerce um papel fundamental na modulação de processos inflamatórios e, para que ele ocorra, necessita de um combustível importante para que aconteça de forma eficiente: vitaminas do complexo B.

Existem vários tipos de vitaminas do complexo B, por isso é importante obter uma quantidade adequada de cada tipo. É importante buscar suplementos que contenham vitaminas do complexo B metiladas, por exemplo: B6 Pyridoxyl-5-fosfato (P5P), B9 L-Methylfolate (L-5-MTHF) e versões de B12 como Adenosyl B12, Hydroxycobalamin B12, Cyano B12 ou metil 12. Não se esqueça de conversar com o nutricionista ou médico para que você obtenha a prescrição apurada daquilo que precisa. Não tome suplementos ou remédios sem a devida orientação de um profissional.

4. Extrato de Alcachofra

Potente estimulador de uma proteína chamada NRF-2 cuja função é regular a indução do gene antioxidante, os quais ativam genes responsáveis pela desintoxicação. Quando o Nrf-2 é ativado, os níveis de inflamação consequentemente diminuem e o contrário também se aplica –quando os níveis estão baixos, a inflamação sobe. O extrato de alcachofra têm fitoquímicos como compostos demolições com boa capacidade de estilo de NRF2. Muito embora esses antioxidantes possam ser encontrados em alimentos, complementos ajudarm a dar aquele impulso adicional.

5. Ashwagandha

Esse suplemento ajuda a diminuir os níveis de NF-Kb, um fator de inflamação que, quando ativado, conecta-se ao DNA, resultando em cascatas inflamatórias. Estudos científicos apontaram que o NF-Kb está envolvido na patogênese de certas doenças autoimunes.

REFERÊNCIAS:

Propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da curcumina: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/m/pubmed/17569207/

Lactobacillus reuteri e seus benefícios probióticos em ratos: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4837529/

Folato e metilação: http://m.advances.nutrition.org/content/3/1/21.full

Identificando os caminhos inflamatórios: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3153165/

Ashwagandha: https://bmccomplementalternmed.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12906-015-0958-z

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi