Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Como aproveitar as comidas típicas das festas juninas de modo saudável

Bella Falconi

28/06/2019 04h00

Crédito: iStock

Junho está acabando, mas as festas juninas, que começam nesse mês, tendem a seguir durante o inverno. Neste período é impossível não desejar as famosas comidinhas típicas que dão água na boca só de pensar. No entanto, apesar de realmente deliciosos, nem sempre esses pratos tradicionais são as melhores e mais saudáveis escolhas, principalmente pela quantidade de açúcar refinado que se utiliza no preparo de alguns deles.

Embora eu seja nutricionista, a ideia não é proibir este ou aquele alimento, e sim propor alternativas mais saudáveis e nutritivas para curtir as festas sem deixar de aproveitar as comidas típicas. Em se tratando de alimentação, independente do período festivo, sempre podemos –e acho até que devemos — priorizar alimentos que são mais benéficos ao nosso corpo, com mais nutrientes, e reduzir os que não são. Por isso, proponho algumas substituições simples, que podem tornar as maravilhosas comidas das festas juninas mais saudáveis. Confira minha lista:

Milho

Sem dúvida, a forma mais saudável de consumir o milho é in natura. Ele é rico em carboidratos e nutrientes, como fibras e vitaminas B1, B2 e E, além de possuir dois importantes antioxidantes que contribuem para a saúde da visão, a zeaxantina e a luteína.

No entanto, o consumo do milho é mais benéfico quando feito com baixa quantidade de sal, açúcar e gorduras, como as encontradas na margarina. Por exemplo: as pessoas preparam a pipoca e usam condimentos industrializados a fim de ressaltar o sabor. Porém isso eleva o teor de sódio tornando-a menos saudável.

Algumas comidas típicas das festas juninas a base de milho que podem se tornar boas fontes de nutrientes observando a questão do modo de preparo

  • Pipoca: contém boa quantidade de fibras e vitamina A.
  • Pamonha: fonte de fibra e de energia, mas apresenta alto índice de carboidrato simples, por isso, o consumo deve ser controlado.
  • Curau: alimento rico em potássio, deve ser consumido com moderação devido a quantidade de açúcar.
  • Canjica: deve ser consumida com moderação devido ao teor calórico e de açúcar, mas possui fibras que auxiliam na regulação do intestino e proteínas importante para a construção muscular.

Pinhão

O pinhão é considerado uma opção saudável por conter minerais como ferro e cobre. Além disso, contém ácido linoleico, que aumenta a sensação de saciedade e luteína, um antioxidante importante para a saúde ocular.

Para desfrutar dos benefícios nutricionais, recomendo o consumo do pinhão assado ou cozido, preferencialmente sem temperos.

Churrasquinho

A carne vermelha é rica em proteínas, zinco e ajuda a manter a saciedade. No entanto, é preciso evitar o preparo com temperos artificiais e, principalmente o consumo de churrasquinho com procedência desconhecida, que podem até levar a uma intoxicação alimentar.

Caldos

No Brasil os meses de junho e julho são de inverno, com temperaturas mais baixas, o que torna ainda mais atrativo o consumo de caldos quentes nas festas juninas.

As melhores escolhas são caldos de legumes, verduras e grãos, como o caldo de feijão, que são saudáveis por conter fibras e vitaminas, evitando complementar os caldos com bacon ou queijo ralado.

Paçoca e pé de moleque

Apesar de ambos serem feitos de amendoim, que contém gorduras boas e nutrientes, a paçoca e o pé de moleque contêm grande quantidade de açúcar e, por isso, devem ser consumidos com moderação. Prefira as versões diet e light, que não usam açúcar refinado.

Quentão

Essa bebida é uma das estrelas da festa junina. Contudo, além de conter álcool, é bastante açucarada. A dica seria reduzir o açúcar, retirar o álcool e criar um quentão funcional utilizando chá de hibisco na sua composição.

Estratégias para comer menos doces e junk food

Uma boa dica, para reduzir o consumo de alimentos de baixo valor nutricional e fugir da tentação de comer muitos doces, é consumir primeiro os alimentos considerados mais saudáveis para aumentar a saciedade e assim diminuir a quantia a ser consumida de doces e junk food. Além disso, é possível fazer adaptações saudáveis em algumas receitas, tornando-as menos calóricas e mais nutritivas. Por exemplo: prefira adoçantes naturais ao fazer outros doces e bolos.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi