Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Falta energia para os treinos? Alimentação pode ser a resposta

Bella Falconi

22/02/2019 04h00

Crédito: iStock

Muitas pessoas entram em contato comigo dizendo que não tem disposição para ter uma rotina de treinos, e me perguntam o que fazer sobre isso, pedindo dicas para encontrar motivação ou até mesmo receitas de alimentos que possam acrescentar em suas dietas para vencer o cansaço.

A resposta para falta de energia para treinar, falta de motivação, tem a ver com diversos fatores: além do fator psicológico e a famosa preguiça (afinal, nem todos tem a força de vontade a pique todos os dias), existe também o fator nutricional, que pode ser o que falta para dar uma força e tanto para treinar, e aumentar seu rendimento e disposição.

É muito comum praticantes da musculação pensarem em suplementação na hora de aumentar a disposição e energia para os treinos. No entanto, embora a suplementação, pré treinos, shakes protéicos e afins, tenham sim seu valor no processo e possam ajudar, antes de tudo, é preciso entender que o suplemento é um complemento, e não o "prato principal", e que jamais substitui a alimentação. Não adianta suplementar com os melhores produtos disponíveis se não se alimentar com os melhores nutrientes para o seu objetivo e necessidade nutricional. Antes de procurar por "boosters" da moda, a resposta pode estar na alimentação, bem diante de você, sobre a sua mesa de jantar.

Então, além de por na sua cabeça um foco e um objetivo de uma vida melhor e mais saudável, ou de alcançar o corpo que você sempre sonhou, existem certos grupos de alimentos que podem dar aquela força para você manter-se firme no seu objetivo.

Existem alguns alimentos que agem no organismo de forma a aumentar as reservas de glicogênio ou que até atenuam os efeitos de desgaste e cansaço dos exercícios físicos.

1. Abacate

Apesar do mito de que abacate engorda, ele tem gorduras boas que podem ajudar a manter os níveis de energia durante o treino. As gorduras encontradas no abacate, mesmo sendo calóricas, também são responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo.

2. Canela

É comprovado que o alto poder antioxidante da canela ajuda na redução do percentual de gordura corporal durante a atividade física. Além disso, é um poderoso termogênico, e tem ação na vascularização dos músculos.

3. Água de coco

Por ser altamente rica em potássio, ela ajuda a hidratar as células e aumentar seu potencial de ganho de força. Além disso, tem carboidratos de baixo índice glicêmico, que dão energia para o treino sem provocar picos de insulina.

4. Chá verde

Não é apenas o café que contem cafeína, conforme alguns acreditam. A cafeína contida no chá verde ativa o sistema nervoso e ajuda o músculo a desprender grandes quantidades de energia. No entanto, não é indicado para aqueles que tem problema de pressão.

5. Castanhas

São alimentos que fornecem energia ao nosso corpo devido à alta quantidade de ácidos graxos essenciais (como ômega-3). Esses ácidos graxos são chamados essenciais porque não são produzidos pelo corpo e por isso precisam ser ingeridos através da alimentação ou através da suplementação. Além disso, castanhas são fontes de proteína vegetal.

Além dos alimentos citados, incluir na sua alimentação nozes, amêndoas, amendoins, frutas desidratadas, cereais integrais e as leguminosas como feijões, lentilhas e grão-de-bico também ajudam a obter aquela energia extra pra treinar.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi