Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Cinco resoluções saudáveis para 2019

Bella Falconi

04/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Como vocês sabem, eu tenho procurado usar o espaço do blog para dar dicas que, de algum modo, façam a diferença na vida daqueles tem acompanhado o meu trabalho como influenciadora digital e agora como nutricionista e mestranda em nutrição.

O ano de 2018 foi para mim um ano em que pude estar mais próxima de vocês, de alguma maneira, e contribuir respondendo a diversas questões recebidas nas minhas redes e nos comentários do blog, que acabaram por se tornar tópicos abordados aqui. Eu realmente espero trazer algo de positivo para cada um em tudo que escrevo.

Agora, com o fim do período de Natal e o começo de um novo ano, são muito comuns as chamadas "promessas de Ano Novo", que incluem fazer dieta, pegar leve no fast food, ter uma vida mais ativa, mais saudável e etc. Pensando nisso, quero falar sobre cinco resoluções simples, que se adotadas em 2019 farão toda a diferença na sua vida

1. Praticar exercícios físicos com regularidade

Muito além dos evidentes benefícios estéticos, a prática regular de atividade física ajuda a prevenir não apenas o excesso de peso e a obesidade, mas a hipertensão arterial, estresse, diabetes, entre tantas outras patologias. Além disso, melhora os níveis de "bom" colesterol, aumenta a saúde das articulações e do esqueleto e influencia positivamente a autoestima e o humor. Que em 2019, essa promessa possa tornar-se real, para que vocês desfrutem de todos esses benefícios.

2. Fazer um check-up completo

A prevenção e o diagnóstico precoce das doenças são indispensáveis para ter uma vida melhor. Resolva começar o ano de 2019 já agendando um check up completo, para saber a real situação da sua saúde. Uma estatística do Instituto Ipsus aponta que 35% dos brasileiros nunca fizeram um check-up completo, e apenas 46% faz um check-up anual. É preciso comprometer-se a mudar esse hábito para ter mais saúde em 2019.

3. Ter uma alimentação saudável

Não adianta se matar de fazer exercícios físicos se a alimentação não for condizente com o objetivo de ter mais saúde e melhor qualidade de vida. Sempre serei a favor de menos alimentos processados na alimentação e mais alimentos orgânicos.

4. Melhorar a qualidade do sono

O sono insuficiente reduz a resistência as infecções, além de ser responsável, por exemplo, por falta de concentração e de elevar a predisposição para engordar, pelo aumento do cortisol. Em 2019, se permita dormir ao menos 7 horas por noite, e institua este ritual: faça um jantar leve, troque a tela do computador, a televisão, celular e tablet depois de certo horário pelo pijama e assegure-se que o seu quarto está escuro e a uma temperatura amena.

5. Usar protetor solar

Isto é algo que em um país como o Brasil deveria ser uma questão de saúde pública. Segundo dados da American Cancer Society, a exposição solar excessiva é responsável por 80% das doenças de pele, desde o fotoenvelhecimento ao câncer de pele. A melhor prevenção é utilizar protetor solar com mais frequência, mesmo nos mais nublados. Para quem quer manter a saúde da pele e ter menos chances de desenvolver câncer, esta pode ser uma meta e um comprometimento pessoal para 2019 muito importante

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi