Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

O que comer antes do treino? Veja dicas e como fazer boas escolhas

Bella Falconi

14/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Em minha experiência no fitness e também como nutricionista, aprendi que desde a preparação e planejamento dos treinos, ao repouso e recuperação após o treino, uma nutrição adequada é fundamental para boa performance e aproveitamento. Planejar também o que comer no pré, intra e pós-treino é tão importante quanto a execução dos exercícios.

Não posso generalizar e dizer a quantidade de nutrientes que cada um deve consumir nas etapas do treino, pois se considerarmos a individualidade biológica, as necessidades nutricionais para o pré-treino, o intratreino e o pós-treino variam significativamente. Para estabelecer tais quantidades, são considerados por nós nutricionistas alguns fatores como idade, sexo, composição corporal, tipo de treino, duração, intensidade e regularidade. Além disso, devemos levar em conta o propósito de cada um, seja condicionamento físico, diminuição de percentual gordura corporal ou aumento de massa muscular. Isto é fundamental para estabelecer uma dieta que atenda aos objetivos e necessidades de cada um, e garanta melhor performance.

Pra ilustrar melhor o que quero dizer, vamos tomar como exemplo a situação de um atleta de alto rendimento, que certamente terá necessidades superiores de energia (calorias), proteína, carboidratos e demais nutrientes do que alguém que treine 3-4 vezes por semana de maneira regular. Por via de regra, pessoas moderadamente ativas conseguem suprir as suas necessidades nutricionais seguindo uma dieta equilibrada, variada e mais abrangente, que possa prover a ingestão diária recomendada de micro e macronutrientes. Por outro lado, atletas de alto rendimento e performance tem nível de atividade física muito intenso, e devem garantir uma ingestão nutricional diferenciada, e também maior do que a recomendada para pessoas comuns.

O que se sabe é que as recomendações nutricionais para o treino tem como base três momentos chave: pré-treino (desde 3-4h a cerca de 30 minutos antes), intra-treino (durante o treino) e pós-treino (período de recuperação e repouso após o treino).

O que comer no pré-treino?

Os mais recentes estudos científicos (American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance, Journal of the American Dietetic Association, March 2009, Volume 1090, Number 3) mostram que fazer uma refeição adequada antes do treino tende a melhorar a performance do praticante da atividade física. A situação ideal é que essa refeição seja realizada entre 2 a 3 horas antes do início do treino, e que seja de fácil digestão. A depender da intensidade da atividade, deve ser rica em carboidratos e conter alguma proteína. As recomendações gerais fazem menção a ingestão de 1 – 2g/kg de peso corporal de carboidratos e 0,15 – 0,25g/kg de proteína. Claramente, as necessidades destes nutrientes variam de acordo com a intensidade e frequência do treino, e devem ser balizadas por um nutricionista ou especialista em nutrição esportiva.

Sugestões de refeição pré-treino for o café da manhã ou lanche da tarde:

  • Iogurte natural com aveia, frutos vermelhos e amêndoas;
  • Pão integral com queijo branco e uma maçã;
  • Batido de iogurte, banana e aveia;
  • Fatia de pão integral com ovo mexido;
  • Meio mamão com suco de limão;
  • Panquecas de aveia e banana;
  • Mingau de aveia de coco.

Sugestões se a refeição pré-treino for o almoço:

  • Carne, peixe ou ovos são boas fonte de proteína. Escolha como opção de carboidratos massa batata doce, cereais ou leguminosas;
  • Dê prioridade a pratos que sejam mais simples de cozinhar e que tenham menos gordura, como os grelhados e os cozidos. Isso torna a digestão mais fácil e evitar desconforto abdominal durante o treino;
  • Evite bebidas alcoólicas e sobremesas para acompanhar o almoço. Coma fruta como opção de sobremesa no lugar de doces e alimentos açucarados.

Tão importante quanto fazer boas escolhas nutricionais para o pré treino é estar hidratado, beber água não apenas durante a prática de atividades físicas, mas também nas horas que o antecedem, mesmo que não sinta sede. A desidratação não só impacta o desempenho como limita a recuperação, pois juntas e músculos precisam estar hidratadas para pleno funcionamento.

É importante também evitar comer imediatamente antes do treino, especialmente alimentos ou preparações com muita gordura (como frituras, salgadinhos, entre outros).

Referências bibliográficas
American Dietetic Association, Position of the American Dietetic Association, Dietitians of Canada, and the American College of Sports Medicine: Nutrition and Athletic Performance, Journal of the American Dietetic Association, March 2009, Volume 1090, Number 3.

 

Campbell B, Kreider RB, Ziegenfuss T, La Bounty P, Roberts M, Burke D, Landis J, Lopez

 

H, Antonio J, International Society of Sports Nutrition position stand: protein and exercise, Journal of the International Society of Sports Nutrition 2007, 4:8.

 

Clark N, Sports Nutrition Guidelines, A Quarterly Publication of the American College of Sports Medicine, CSM Fit Society Page, American College Sports Medicine P-7, Spring 2011.

 

LM, Mendel R, Smith A, Spano M, Wildman R, Willoughby D, Ziegenfuss TN, Antonio A, ISSN exercise & sport nutrition review: research & recommendations, Journal of the International Society of Sports Nutrition, 2010, 7:7.

 

La Bounty PM, Campbell BI, Wilson J, Galvan E, Berardi J, Kleiner SM, Kreider RB, Stout JR, Ziegenfuss T, Spano M, Smith A, Antonio J, International Society of Sports Nutrition position stand: meal frequency, Journal of the International Society of Sports Nutrition 2011, 8:4.

 

Thompson AH, Preventing the "Low-Fuel Light" in Endurance Exercise, A Quarterly Publication of the American College of Sports Medicine, CSM Fit Society Page, American College Sports Medicine, P-5, Spring 2011.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi