Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Consumo de 1 ovo por dia reduz o risco de doenças cardiovasculares

Universa

01/06/2018 10h09

Crédito: iStock

Eu gosto muito de pesquisar assuntos relacionados à nutrição, principalmente pelo fato de o meu mestrado ser totalmente focado nessa área. Recentemente, li um estudo observacional que me chamou muita atenção e ele envolve o consumo de ovo.

Durante muitos anos, o ovo foi considerado um vilão na alimentação, principalmente pela quantidade de colesterol que ele contém. Contudo, com o passar dos anos, diversas pesquisas desmistificaram o fato de que o alimento poderia causar problemas de saúde por aumentar as taxas de colesterol. Pelo contrário! O ovo ajuda a aumentar os níveis de HDL – mais conhecido como colesterol bom, e não está associado a um risco aumentado de doenças cardíacas. Ele é uma das melhores fontes de uma substância chamada colina, que é fundamental na reparação da membrana celular e excelente para a saúde do cérebro. A gema do ovo é extremamente nutritiva e é lá que encontramos 40% das proteínas, antioxidantes e a maioria das vitaminas e minerais. Além de ser um superalimento, ele é barato e cabe na maioria dos orçamentos.

O estudo observacional ao qual me refiro constatou que pessoas que consomem um ovo por dia podem ter o risco de doenças cardiovasculares significativamente reduzido em comparação com as que não consomem ovos. Esse estudo foi conduzido na China e publicado no periódico Heart.

Já sabemos que o ovo é uma fonte proeminente de colesterol mas que não causa doenças cardiovasculares. Mas não
podemos deixar de lado o fato de que ele também contém proteína de alta qualidade, muitas vitaminas e compostos bioativas, como por exemplo, os fosfolipídios e carotenóides.

 

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi