Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Veja motivos para colocar folhas e vegetais verde-escuros na dieta

Bella Falconi

18/05/2018 04h00

Crédito: iStock

As verduras são consumidas desde os tempos pré-históricos, mas só ganharam um valor especial e formas diversas de preparo após o século 17, nos Estados Unidos. Hoje em dia, são preparadas em centenas de receitas e apreciadas no mundo inteiro. Além disso, o conhecimento acerca de seus benefícios são vastos nos tempos atuais.

O vegetais folhosos e crucíferos verde-escuros são ótimas fontes de nutrientes, por conterem uma grande quantidade de carotenóides – antioxidantes que protegem as células e desempenham papéis importantes no bloqueio dos estágios iniciais do câncer. Eles também contêm altos níveis de fibra, ferro, magnésio, potássio e cálcio. Além disso, esses vegetais têm baixos teores de sódio e colesterol.

Do coração aos ossos

Os vegetais verde-escuros fornecem uma boa quantidade de folato, uma vitamina B que promove a saúde do coração e ajuda a prevenir certos defeitos congênitos no feto durante a gestação. Os níveis de vitamina K nos vegetais de verde-escuros também proporcionam uma série de benefícios para a saúde, como a prevenção de osteoporose e de doenças inflamatórias.

Já os níveis de vitamina A nesses alimentos beneficiam a saúde dos olhos e da pele. A vitamina C presente nesses vegetais ainda auxilia no bom funcionamento do sistema imunológico e age como antioxidante no organismo.

Devido ao seu alto teor de antioxidantes, os vegetais verde-escuros podem ser um dos melhores alimentos para prevenir o câncer e doenças cardíacas. Estudos demonstram que o consumo de 2 a 3 porções semanais desses vegetais tem o poder de reduzir o risco de câncer de estômago, mama e pele.

Peso ideal

Além de tudo isso, os vegetais, de uma forma geral, possuem poucas calorias e carboidratos. Ou seja, tais características fazem deles um alimento ideal alcançar e manter um peso saudável. A quantidade de fibras nesses alimentos também são significantes, o que beneficia o sistema digestivo e ajuda na saúde intestinal.

Ingerir um prato de salada antes de qualquer refeição é uma ótima estratégia para aumentar a saciedade e fazer com que a digestão dos alimentos seja mais lenta, diminuindo os níveis de açúcar no sangue.

Lembre-se que quanto mais in natura você consumir os vegetais, mas irá se beneficiar de suas propriedades e isso se aplica também aos vegetais orgânicos. Aposte não apenas em saladas e outras receitas, mas também em sucos verdes, que podem ser grandes aliados na sua dieta!

Vale destacar que, além de todos esses nutrientes, os vegetais acima são ricos em fitoquímicos chamados carotenóides que possuem propriedades antioxidantes, auxiliando na proteção das células do corpo contra a ação maléfica dos radicais livres, melhorando a imunidade e combatendo inflamações e infecções.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi