Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Para que a romã faz bem? Conheça benefícios da famosa fruta das simpatias

Bella Falconi

22/12/2017 04h15

(Crédito: iStock)

Chegou a época do ano em que a romã entra em alta. Afinal de contas, essa é uma das fruta mais procurada durante as festividades de dezembro. Muitas pessoas a usam para diversas simpatias, mas a realidade é que essa fruta poderosa vai muito além das supertições e tradições de fim de ano.

Para quem não sabe, a romã é uma fruta que oferece inúmeros benefícios para a saúde e talvez isso explique o por que de ela ter sido associada a tantas supertições. Aliás, vale ressaltar que a romã está entre as frutas mais saudáveis do mundo! A casca da romã não é comestível (mas serve para fazer chás riquíssimos), contudo dentro da fruta há sementes comestíveis e deliciosas. É possivel, inclusive, fazer sucos supersaborosos com as sementes.

Os principais nutrientes encontrados na romã são:

  • Fibra (aproximadamente 7 gramas em 1 xícara de sementes)
  • Proteína: (aproximadamente 3 gramas em 1 xícara de sementes)
  • Vitamina C
  • Vitamina K
  • Colina
  • Folato
  • Potássio
  • Ômega 6
Além disso, a romã é riquíssima em compostos bioativos de plantas, os fitoquímicos, aprensentando em sua composição antocianinas, quercetina, ácidos fenólicos e taninos. Por essa razão, a fruta possui propriedades antioxidantes, antimicrobianas e antitumorais. Há duas substâncias poderosas nas romãs, as quais estão associadas aos maiores benefícios para a nossa saúde: a punicalagina e o ácido punícico.

A punicalagina é um tanino hidrolisável e um antioxidante extremamente poderoso. O extrato e o pó de romã são comumente feitos a partir da casca da fruta, devido ao alto teor de antioxidantes e punicalaginas. A fruta contém também um ácido graxo,  chamado de acido punícico o qual possui efeitos potentes para a saúde.

Estudos ainda apontam que o consumo da fruta pode reduzir a atividade inflamatória no trato digestivo, bem como no câncer de mama e células de câncer de cólon e próstata. Outro pesquisa demonstrou que seus participantes com hipertensão arterial obtiveram uma redução significante depois de consumir diariamente 150 ml de suco de romã por 2 semanas.

Por fim, um outro estudo realizado em 28 indivíduos idosos que se queixavam de problemas de memória, apontou que 230 ml de suco de romã por dia, melhoraram significativamente os marcadores de memória verbal e visual. Ou seja, há embasamento científico para dizer que o suco de romã pode oferecer benefícios para portadores de Alzheimer.

E para você atleta ou adepto das atividades físicas e esportes, segue uma última informação: a romã é rica em nitratos, os quais demonstraram melhorar o desempenho do exercício. Um estudo realizado com 19 atletas, que ingeriram 1g de extrato de romã 30 minutos antes de correr na esteira, aumentou de forma significativa o fluxo sanguíneo, o que levou a um retardamento da fadiga e aumento da eficiência no exercício.

Portanto, faça a melhor simpatia para 2018: cuide da sua saúde com consciência, equilíbrio e prazer!

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi