Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

6 alimentos que as mulheres precisam incluir na dieta

Bella Falconi

26/10/2017 08h59

 

Comer saudável é um protocolo que se aplica a todos, sem exceção. Mas hoje vamos falar sobre nós mulheres, que sofremos de TPM, celulites indesejadas, inchaço fora de hora, prisão de ventre e outros sintomas que perturbam nossa paz.

Já comentei algumas vezes aqui no blog a importância de usar a nutrição a nosso favor. Além de mantermos nossos exames e visitas ao médico e nutricionista em dia, precisamos também focar em uma alimentação que trabalhe de forma positiva para a nossa saúde.

Por isso, separei alguns alimentos que colaboram com a saúde da mulher, principalmente quando associados a hábitos saudáveis, como a prática regular de atividade física, ingestão adequada de água e alimentação balanceada.

1. Iogurte grego com baixo teor de gordura
Além de ser boa fonte de proteína e cálcio, ele também é uma opção de lanche saudável. O iogurte contém probióticos que auxiliam na saúde e no equilíbrio da flora intestinal, combatendo a indesejada prisão de ventre. As melhores escolhas são produtos que não contêm açúcar e têm Lactobacillus acidophilus na fórmula. Quando adicionamos aveia ao iogurte, o resultado pode ser ainda melhor, no que diz respeito ao funcionamento adequado do intestino, devido à quantidade de fibras que a aveia tem.

2. Salmão e sardinha
Normalmente, a maioria dos peixes que não são cultivados em cativeiro pode ser considerada saudável. Porém, o salmão e a sardinha são ricos em omega-3 (DHA e EPA), um tipo de gordura boa que está associada à prevenção de diversas doenças. Além disso, esses dois peixes são boas fontes de vitamina D, da qual a maioria das pessoas apresenta deficiência. Estudos apontam que indivíduos que consomem peixe semanalmente podem retardar ou prevenir o processo de perda de memória associada a doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer. Várias pesquisas também mostram que o omega-3 produz resultados positivos no tratamento da depressão e que o consumo de sardinha pode ajudar na prevenção de celulites, já que regula os níveis de estrogênio no corpo.

3. Melancia e Tomate
Além de serem ricos em vitaminas e minerais, são boas fontes de licopeno, um carotenóide que oferece propriedades antioxidantes e é responsável pelo pigmento vermelho em frutas e vegetais. Nas últimas décadas, estudos mostraram que o licopeno ajuda na prevenção de certos tipos de câncer, como o de útero e o de mama.

4. Ovos
São boas fontes de proteína e colina, uma substância similar as vitaminas do complexo B e usada em diversas reações químicas no corpo, como síntese de DNA e transporte e metabolismo de gorduras. De acordo com estudos científicos, a colina ajuda na prevenção do câncer de mama.

5. Chá de dente de leão
Além de ser rico em fitoquímicos, esse chá age como um diurético natural, aliviando a retenção hídrica (que ocorre principalmente durante o período menstrual) e inflamação. Consequentemente, ele colabora no processo de combate a celulite. Estudos também apontam que o chá de dente de leão possui ação anticancerígena.

6. Frutas vermelhas
Frutas como mirtilo, goji berry e framboesa possuem níveis concentradíssimos de antioxidantes, que ajudam a proteger nossa pele contra o processo de envelhecimento precoce e os efeitos negativos dos radicais livres.

 

 

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi