Topo

Histórico

Categorias

Blog da Bella Falconi

Gengibre tem propriedades poderosas e terapêuticas; conheça seus benefícios

Bella Falconi

28/09/2017 04h15

O gengibre é uma planta que vem sido usada como comida e medicamento há milhares de anos. Prova disso é que o pensador Confúcio escreveu sobre o gengibre em seus diálogos, assim como o farmacologista grego Dioscórides, quem descreveu o gengibre como um poderoso antídoto, ressaltando suas propriedades digestivas. O gengibre era um artigo extremamente valioso nos séculos 13 e 14, quando já era comumente comercializado. Na medicina chinesa, o gengibre é utilizado para tratar dores no estômago, diarreia e náusea.

Até os dias de hoje, nos deparamos com centenas de receitas deliciosas, em que o gengibre está incluso como um ingrediente "especial", pelo seu sabor exótico e propriedades incrivelmente benéficas. O gengibre também é vendido como suplemento, em cápsulas, tabletes, extratos líquidos e chás. E, justamente por ser tão vastamente utilizado, a comunidade científica tem se interessado cada vez mais por seus benefícios. Na realidade, todas propriedades anti-inflamatórias do gengibre já são relatadas há centenas de anos. Contudo, somente nas últimas décadas suas propriedades vêm sido mais aprofundadas.

Na década de 70, os efeitos anti-inflamatórios do gengibre, nos quais já se acreditava por anos, foram constatados e comprovados. Cientistas e estudiosos concluíram que o gengibre possui efeito inibitório sobre a biossíntese de prostaglandinas, uma substância que atua como mediador em processos inflamatórios, através da inibição das enzimas cicloxigenase-1 e cicloxigenase-2. Outro fato importante, que diferencia o gengibre de outros anti-inflamatórios não-esteroides, é que ele também inibe um outro mediador inflamatório chamado leucotrieno, ao inibir as enzimas lipoxigenases.

Portanto, seus efeitos terapêuticos passaram a ser ainda mais apreciados, principalmente por não oferecer efeitos colaterais e ser totalmente natural. Subsequente a esse fato, o gengibre passou a ser usado, oficialmente, como um medicamento a base de plantas com efeitos anti-inflamatórios não-esteroides.

O extrato de gengibre, derivado do Zingiber Officinale e Aplpina Galanga, é capaz de inibir diversos genes envolvidos em respostas inflamatórias, o que significa que o gengibre modula, ou seja, "ajusta", caminhos bioquímicos os quais são ativados durante a inflamação crônica. O mais interessante é que, as substâncias que constituem o gengibre, agem de forma diferente em diferentes biomarcadores da inflamação, o que facilita a otimização e padronização dos produtos feitos com gengibre.

Além de ser um poderoso anti-inflamatório, o gengibre também é um excelente antioxidante, de acordo com pesquisas in vivo. O gengibre reduz significativamente os níveis de radicais livres no corpo e aumenta as atividades de antioxidantes endógenos – superóxido dismutase e catálase, além de poupar as vitaminas C e E no corpo. Vale ressaltar que os radicais livres são os responsáveis pelos danos em nossas células, o que pode resultar em doenças como o câncer. Os antioxidantes, como o gengibre, agem como um "protetor", criando uma espécie de "barreira" em nossas células para que esses radicais livres não as danifiquem.

Outros benefícios do gengibre, que já foram estudados:

  • Efeitos antimicrobial e antiviral
  • Efeitos anticancerígenos e imunomodulatórios
  • Efeitos antieméticos
  • Efeitos analgésicos
  • Efeitos positivos na pressão sanguínea

Eu não vivo sem o meu chazinho de gengibre. Sempre incluo, também, nas minhas receitas. Muitas vezes subestimamos os benefícios de produtos naturais, que estão disponíveis, muitas vezes, sem custo algum, em nossa horta. Acho extremamente importante compartilhar a respeito desse assunto, pois uma boa alimentação, composta de fotoquímicos poderosos, é capaz de prevenir diversas doenças e nos garantir uma vida com mais qualidade.

Sobre o autor

Bella Falconi é bacharel em nutrição e mestre em nutrição aplicada pela Northeastern University, nos Estados Unidos. Atualmente É pós-graduanda em Teologia e pioneira do movimento saudável nas redes sociais. Bella também é ex-atleta fitness e ministra palestras motivacionais em vários lugares do mundo, principalmente no Brasil.

Sobre o blog

Dicas e artigos sobre saúde e bem-estar, com foco no equilíbrio e nas realizações pessoais. A ideia central do blog é motivar e também desmistificar diversos assuntos sobre alimentação saudável.

Blog da Bella Falconi